Delmiro Gouveia

Delmiro Gouveia

terça-feira, 14 de junho de 2011

Atividade da Unidade 4 do Proinfo

Leitura e Escrita Digital

A palavra escrita, aparece em diferentes meios, como os jornais, livros, revistas, enfim, toda a mídia impressa. Mas não podemos nos esquecer que, atualmente, ela também está relacionada com a facilidade do uso da internet que exige uma comunicação rápida fazendo com que usemos uma linguagem mais informal através de uso de sinais .
A escrita digital, nada mais é do que uma evolução da forma de escrever. Mas quais seriam as contribuições concretas das tecnologias digitais para o ensino-aprendizagem de leitura e escrita? Podemos dizer que uso massivo de e-mails escrito por uma pessoa, em substituição às cartas de outrora, representa realmente uma transformação na qualidade das produções textuais?
Não podemos desconsiderar que o advento da internet modificou e ampliou as modalidades de leitura e escrita. No entanto, não podemos também deixar de ver que essas novas tecnologias estão provocando mudanças no hábito de ler e de escrever do aluno, por exemplo. Perdeu-se no tempo o estímulo pelo livro e consequentemente,pela vontade de escrever.
É importante realçar as mudanças provocadas pelo uso excessivo de acentos, de letras, enfim, de uma quantidade de novas palavras criadas e que muitas vezes são reproduzidas em uma produção de texto. O letramento digital deve ser considerado um recurso a mais, mas não a substituição da leitura e da escrita “formal” à função que se propõe.

Nenhum comentário: